Entre reflexões e reformas, nasceu em 1915, a 4ª Companhia de Administração, a Organização Militar embrionária do atual 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha. A histórica gênese fez parte de um conjunto de mudanças estruturais no Exército Brasileiro, formalizadas pelo Decreto Nr 11.498, de 23 de fevereiro de 1915, assinado pelo então presidente da república, Wenceslau Braz. Entretanto, somente em 1931, na cidade de Juiz de Fora, a 4ª Cia Adm foi organizada, constituindo o seu primeiro “Contingente”, sem autonomia administrativa e subordinada à 4ª Região Militar.
Um ano após a sua constituição, a 4ª Cia Adm teve sua primeira participação distinta na vida do Exército Brasileiro e na História da Pátria. Esta teve intensa participação na Revolução Constitucionalista de 1932 .
Em 1943, foi transformada na 4ª Companhia de Intendência Regional. Mais tarde, em 1946, passou a denominar-se 4ª Companhia de Intendência, um dos pilares da criação do 17º Batalhão Logístico. Naquele mesmo ano (1946), foi criado o 4º Pelotão Regional de Reparação de Automóvel, na cidade de Juiz de Fora, ligado à 4ª RM. Em fevereiro de 1950, a partir do 4º Pelotão de Reparação de Automóveis, foi criada a 4ª Companhia Leve de Manutenção, sendo instalada em 1952, no bairro Fábrica, em Juiz de Fora. A influência doutrinária norte-americana, as lições aprendidas durante a II Guerra Mundial e o ambiente evolutivo formado pelo paradigma da motorização eram fatores que iriam moldar as duas organizações militares, que formaram este Batalhão Logístico. A 4ª Cia Int, criada em 1946, e a 4ª Cia L Mnt, criada em 1950, nasceram a partir desta conjuntura de fatores, pois receberam em seus quadros vários ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Em 1958 a 4ª Cia L Mnt apoiou a construção de Brasília. Naquela oportunidade a 6ª Cia de Guarda foi a Organização Militar pioneira no DF, esta estava subordinada à 4ª RM, em Juiz de Fora, e consequentemente recebeu apoio logístico da 4ª Cia L Mnt (Unidade embrionária do atual 17º B Log L Mth). Em 1964, as duas companhias embrionárias deste batalhão também tiveram participação ativa no evento histórico de 31 de março.
Uma nova remodelação no Exército Brasileiro, em 1972, trouxe a fusão das duas subunidades (4ª Cia L Mnt e 4ª Cia Int) no 17º Batalhão Logístico, mantendo os aquartelamentos de Fábrica, em Juiz de Fora, e o outro na cidade de Santos Dumont. Com o objetivo de facilitar as ações operacionais e os processos administrativos, em 1984 ocorreu a permuta das instalações do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e da 4ª Cia Int. A 4ª Cia Int, foi transferida de Santos Dumont para Juiz de Fora, instalando-se no bairro Mariano Procópio, vizinho ao Quartel General da 4ª RM.
Um ajuste na estrutura operacional da Força, em 2007, impôs a mudança de subordinação da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, à 1ª Divisão de Exército, sediada no Rio de Janeiro. Consequentemente o 17º B Log assumiu um novo desafio operacional, porém guardou o vínculo administrativo com a 4ª Região Militar, em Belo Horizonte.
Em 2013, a nova denominação da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, também implicou em novas missões, e impôs ao 17° Batalhão Logístico a necessidade de evoluir com a sua Grande Unidade enquadrante. A mudança alterou a natureza operacional da Força Terrestre em Minas, o que também refletiu na elaboração de uma nova doutrina de operações em regiões de montanha. No ano de 2014, esta OM de apoio passa a ser denominada de 17º Batalhão Logístico Leve. No cotidiano e prática é conhecido como “Batalhão Logístico de Montanha” do Exercito Brasileiro. O nosso Batalhão Logístico Leve faz parte deste contexto estando preparado para cumprir as suas principais missões como: prestar apoio logístico à 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha e organizações militares da área da 4ª Região Militar cumprindo determinações deste Grande Comando Administrativo; conduzir as instruções e especial o adestramento da tropa para obtenção do nível de operacionalidade plena para manutenção do efetivo apoio logístico nas Operações de Defesa Externa e nas operações de “Garantia da Lei e da Ordem” (GLO), especificamente na Sub-área de Segurança Integrada (SASI) da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, no mais curto prazo possível; e apoiar as ações de Defesa Civil, no socorro às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas e apoio às campanhas de saúde pública.
No ano de 2015, ano do Centenário de nossa Organização Militar, o Exército Brasileiro contemplou honrosamente nosso Batalhão com o Estandarte Histórico com a denominação: “BATALHÃO MARIANO PROCÓPIO”. A honrosa distinção faz jus a um brasileiro cuja história deixou não somente um rastro de legado logístico, mas uma profunda fonte de inspiração para gerações que lhe sucederam. Sua vida e obra continuam sendo referenciais de ousadia, pioneirismo e visão empreendedora na logística de transportes. O lema do 17º B Log L Mth continua firme com um brado de brilhante visão e razão de ser; o mesmo sintetiza o legado, a vibração e a constante busca de apoiar com excelência:
“APOIAR SEMPRE, CADA VEZ MELHOR.”
Redes Sociais